MotoGP: Na guerra francesa, heróis no chão e reis no pódio

O GP da França poderia ser uma corrida dividida em duas. Pois a primeira metade foi intensa e a segunda, morna, tranquila até demais… Mantendo a tradição, vamos ao resumo da etapa! 🙂

zarco_france_yamaha

O francês Johann Zarco tinha as atenções voltadas a ele em sua corrida em casa

Cal Crutchlow, que tomou um baita tombo no qualificatório, passou a noite no hospital em análise — e estudando a telemetria para a prova —, e alinhou no grid para correr! Quando vi o capote, fiquei receoso de algo grave, mas, felizmente, tudo certo.

No domingo, assim como no fim de semana todo, sol. A pole ficou com o piloto local,  Johann Zarco, que quebrou o recorde da pista e estava confiante pela sua primeira vitória na MotoGP. Com ele na primeira fila, Marc Márquez e Danilo Petrucci.

lorenzo_ducati

Jorge Lorenzo no grid de largada. Pensando se fica ou se sai da Ducati? Talvez…

Luzes apagadas! Jorge Lorenzo, que largou da segunda fila, em sexto, disparou e fez o holeshot, virando na curva 1 em primeiro. Andrea Dovizioso, que largou em quinto, desta vez não quis saber de esperar, como em Jerez, e passou na primeira chance Lorenzo. Assumiu a ponta, mas infelizmente caiu sozinho… Logo, Andrea Iannone também caiu sozinho.

Marc Márquez, que largou em segundo lugar, foi o único do grid a utilizar pneu duro na traseira (e médio na dianteira), enquanto os outros de dividiram entre médios e macios na sua escolha, a mais ‘tradicional’. A estratégia corria como esperado. Nas primeiras voltas não forçou, até o pneu duro esquentar bem. Ai começou a buscar a liderança.

france_gp_2018

Dovizioso e Zarco, que ganharam destaque no último ano na MotoGP, ficaram pelo caminho

Zarco fez um ótimo qualificatório, mas assim como Dovizioso — que acabou de renovar por mais dois anos na Ducati — ficou pelo caminho, na curva 8 do circuito, para tristeza dos fãs do piloto. Marquez passou Lorenzo e repetiu o modus operandi das etapas anteriores: administrou.

mm93_france_gp

A estratégia da escolha dos pneus foi importante para o resultado de Márquez

Enquanto Lorenzo perdeu rendimento e posições no resto da prova, Valentino Rossi e Danilo Petrucci disputaram em algumas voltas o segundo lugar, e Danilo foi quem se estabilizou na posição. Na segunda metade da prova, Márquez, Petrucci e Rossi seguiram volta a volta seguros em suas posições, até cruzar a linha de chegada. 

O resultado foi ótimo para Márquez. Na sua terceira vitória seguida, colocou 36 pontos de vantagem sobre Maverick Viñales, uma gorda vantagem para um Mundial tão disputado. O grande perdedor da etapa sem dúvida foi Dovizioso, na segunda etapa seguida sem pontuar, enquanto Márquez dispara na classificação.

france_gp

Classificação atual da MotoGP. Márquez disparou, Petrucci subiu quatro posições, enquanto Dovizioso perdeu quatro posições, assumindo o nono lugar na tabela.

Dovizioso falou na coletiva que gostaria de ver com ele na Ducati oficial ou Danilo Petrucci ou Jack Miller (que finalizou em quarto), os pilotos da Pramac, equipe satélite Ducati. Sabemos que o futuro de Lorenzo é incerto na Ducati. Talvez ele vá para a Suzuki na vaga de Iannone, uma escolha boa para Suzuki e Lorenzo na minha opinião, pelo menos, melhor que na Ducati, incompatível com seu estilo de pilotagem — assim como aconteceu com Rossi em 2011 e 2012.

ducati_motogp

Petrucci, piloto 9, de olho na sonhada Ducati de Lorenzo, o piloto 99 (só tirar um 9 da moto e está pronta!)

Se ele ficar, é muito mais por teimosia de ambas as partes, ou só da Ducati fazendo outra graúda oferta para Lorenzo, do que uma decisão racional. Nesta disputa pela segunda Ducati oficial, vejo Petrucci em vantagem, pelas três temporadas de Ducati, contra a primeira de Miller e uma de Lorenzo com seu alto salário. Veremos… 

rossi_yamaha

Valentino Rossi retornou ao pódio na MotoGP e na próxima etapa, corre em casa. Vitória à vista?

Au revoir Le Mans! Em duas semanas, teremos o GP da Itália, em Mugello, casa dos italianos e da Ducati, mas a etapa é conhecida como a corrida em casa do ‘doutor’ Valentino Rossi, onde seus fãs sempre fazem grande festa. Até lá!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s