MotoGP: Em Jerez triunfo para uns, azar para outros

No último domingo, dia 6, foi realizada quarta etapa da temporada 2018 do Mundial de Motovelocidade, com o Grande Prêmio da Espanha, no circuito de Jerez de la Frontera, na Espanha, batizado de Circuito Jerez Ángel Nieto, em homenagem ao piloto espanhol Ángel Nieto, que morreu em 2017, com 13 títulos mundiais na motovelocidade, ou como ele, supersticioso, preferia 12+1 títulos. =)

motogp_jerez

25 pilotos e um objetivo: Vencer!

Felizmente – ou não – para os pilotos, o fim de semana na Espanha teve sol todos os dias. Nos treinos livres e qualificatório, as Honda sempre estiveram entre os 3 melhores tempos. Desta vez, Andrea Dovizioso e Maverick Viñales tiveram que enfrentam a repescagem do Q1 antes de disputar a pole position no Q2, que ficou com Cal Crutchlow, piloto satélite da Honda, que também quebrou o recorde da pista com o tempo de 1min37s653. Marc Márquez, atual campeão e vencedor da etapa anterior (leia o resumo da prova aqui), ficou com o quinto lugar no grid em Jerez.

Luzes apagadas! Jorge Lorenzo, que largou em 4º lugar, conseguiu pular na frente e entrar primeiro na curva 1 do circuito para as 25 voltas de prova. O piloto Ducati foi o único do grid a escolher pneu macio na dianteira, o que poderia trazer problema de falta de aderência durante a prova, comparado aos pilotos com pneus médios ou duros.

jl99_motogp

Assim como Rossi, Lorenzo trocou a Yamaha pela Ducati e não se deu bem. Com a casa cheia na Yamaha, existe uma possibilidade do piloto espanhol tentar melhores dias na Suzuki. Será?

Lorenzo defendeu a liderança até a volta 7, quando o pole Crutchlow caiu na curva 1 e Márquez assumiu a liderança após ultrapassagem na curva 13, a curva batizada de “Jorge Lorenzo”. Que triste coincidência… Com isso Márquez repetiu a estratégia de Austin. Acelerou o ritmo para criar uma diferença segura para o segundo colocado e depois administrar a prova até a linha de chegada. Na volta 13, após tombo do piloto Thomas Luthi, as pedras da caixa de brita sujaram a pista e quase Márquez cai. Por sorte, apenas escorregou e conseguiu segurar a moto sem perder posições.

marquez_moto

Depois de ser (mais uma vez) alvos de críticas duras por Rossi na Argentina, Márquez dá a resposta na pista, com desempenho acima dos rivais. Após a “Era Rossi”, é Márquez que reina.

Depois do susto – ou não – de Márquez, a situação era de Lorenzo em segundo, seguido por Dovizioso e Pedrosa. Na curva 6, Dovi freou mais tarde para fazer a ultrapassagem, mas abriu muito a linha sobre Lorenzo, que tentou recuperar a posição (movimento natural), colocando a moto por dentro da curva. Porém, Dani Pedrosa aproveitou que os pilotos Ducati espalharam na curva e enfiou sua moto na linha de dentro para passá-los.

ducati_jerez

A disputa pelos lugares no pódio entre Lorenzo, Dovizioso e Pedrosa.

Porém, na posição dele, inclinado, com a cabeça para a direita da moto, não conseguiu ver o movimento de Lorenzo, que focado em recuperar a posição para Dovi, também não olhou para trás, apenas para o traçado da pista. Com isso, Jorge bateu na moto de Dani, que foi “ejetado” e cai, com a trombada, a moto de Jorge voltou para o lado de fora da curva e bateu em Dovi.

motogp_queda

Era para ser apenas uma ultrapassagem na disputa pelo segundo lugar, mas resultou em três bons pilotos fora da disputa…

Os três caíram e assim como eu penso, a direção de prova julgou como manobra de corrida, normal, o ocorrido. O prejuízo maior ficou com Dovizioso, que era até o momento o líder da temporada e saiu da Espanha com zero pontos. Apesar do susto, nenhum dos pilotos – principalmente Dani, recém-operado do braço direito – teve lesões com a queda. Dovi estava afobado para passar Lorenzo e deveria ter esperado outro momento mais seguro para ultrapassar? Talvez…

zarco_jerez

Johann Zarco segue crescendo na MotoGP. Com contrato assinado com a KTM oficial, agora quer fazer bonito e vencer antes de deixar a Yamaha satélite da Tech3.

Com três pilotos fora, entraram na zona de pódio Johann Zarco, que corria isolado na quinta posição, e Andrea Iannone, que disputava forte com Danilo Petrucci a posição. Márquez cruzou a linha de chegada com folga, com direito a mais uma dancinha na moto, Zarco conquistou mais um pódio (+5s241 do vencedor) e Iannone garantiu o terceiro pódio seguido da Suzuki e o segundo seguido na sua carreira na MotoGP. Tarde demais para garantir sua vaga na equipe para 2019? Veremos.

iannone_race
Andrea Iannone teve que disputar com Rossi e Petrucci a sua posição no pódio espanhol

Rossi, que compete a 23 anos no Mundial, finalizou em quinto a prova (+8s743) e completou em corridas a quilometragem necessária para dar uma volta completa na Terra! “Apenas” 40.075 km competindo como piloto profissional no Mundial de Motovelocidade.

mm93_motogp

Márquez venceu mais uma e abriu vantagem na temporada. Dovizioso foi o grande perdedor em Jerez com a queda.

Foi uma corrida morna. Foi, e o próprio Márquez declarou que fez a prova no estilo de Jorge Lorenzo, em seus bons dias de Yamaha, quando largava bem e sumia na frente, sem precisar disputar posição com ninguém. Mas foi mais animada que a de Austin… Com o resultado, Márquez assumiu a liderança com 70 pontos. São 12 pontos de vantagem sobre o segundo colocado, Johann Zarco, o melhor piloto Yamaha na prova e na temporada. Em terceiro, está Maverick Viñales, com 50 pontos, após terminar a corrida em sétimo (+13s543). Com a queda, Andrea Dovizioso deixou a liderança e caiu para quinto colocado, com 46 pontos.

jz05_motogp

Quem vencerá a próxima batalha da MotoGP? Façam suas apostas!

A próxima etapa será dia 20 de maio, em Le Mans, França, terra do Johann Zarco, que cada dia está mais perto da primeira vitória na MotoGP. Até lá!

Anúncios

Uma resposta para “MotoGP: Em Jerez triunfo para uns, azar para outros

  1. Pingback: MotoGP: Veja o calendário 2018 | MotordoMundo·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s