Você sabia? (#01) O primeiro tricilíndrico

A Triumph é famosa pelas neo-clássicas e claro, pelos poderosos motores tricilindricos, que movem sua linha de alto desempenho, com um equilíbrio invejável entre a potência do 4 cilindros e o torque do 2 cilindros, sem a vibração.

A primeira moto fabricada em série com este propulsor foi a Triumph Trident 750, de 1968, fruto de uma fusão entre a marca e a BSA, que vendia a moto como Rocket 3. Era um OHV com 741 cm³ , 58 cv de potência e quatro marchas.

triumph trident 750 (2)

Triumph Trident 750

O problema? A moto estava pronta em 1965, mas decidiram mexer no visual , por isso só foi lançada em 1968. Apesar do alto desempenho para a época, foi lançada pouco antes da Honda CB750 (1969), apelidada por aqui como “sete galo”, que era uma moto bem superior e virou ícone…

BSA Rocket 3

BSA Rocket 3

A Trident 750 era a esperança de salvar a Triumph dos problemas financeiros mas falhou – o visual foi um dos motivos de rejeição no mercado americano – sendo a última moto projetada e fabricada antes da falência em 1983. Depois da reestruturação, a Triumph voltou a usar o tricilíndrico em 1990 (até hoje).

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s