Eu, a placa quebrada e o Detran

A placa da minha moto quebrou, e como gosto de estar com tudo 100% regular, para evitar problemas para mim em uma blitz, resolvi aproveitar o final das minhas férias para resolver isso.

placa quebrada

Então…

Fui no dia 15 ao Ciretran de Santo André, SP, peguei um formulário que deveria preencher. Precisava tirar o decalque do motor e do chassi para nova vistoria da moto, e pagar uma taxa de R$ 83,78 apenas no Banco do Brasil – onde ninguém sabe nada sobre tais taxas, quando a agência não está sem sistema e não pode receber -, além de tirar 2 cópias do comprovante de pagamento, do RG e do documento da moto.

Voltei hoje, dia 16 ao Ciretran, e quando estacionei a moto, na rua ao lado, vi um casal mexendo em uma CG das novas, e descobri que o casal tinha ido ao Ciretran e em poucos minutos tentaram mixar (não sei se é assim que escreve…) a moto dele, sem sucesso pois um senhor da empresa na calçada onde a moto estava estacionada saiu e os dois, em uma Honda CBX Twister preta saíram correndo. O miolo da moto foi destruído e a mixa quebrou lá dentro, dando um trabalhão para tirar. Detalhe, o quarteirão além de ter o Ciretran tem a rodoviária da cidade. Policia? Não vi ali não o que é um absurdo.

Voltando ao meu caso, fui no balcão do departamento de placas, pois acreditei que dali, eu teria autorização para fazer a vistoria e a solicitação da placa nova. MUITA inocência a minha. A atendente me disse para fazer a vistoria, que se baseia em uma checagem do sistema de sinalização da moto (farol, setas, luz de freio e buzina). Após a vistoria eu precisava de um carimbo da unidade, para solicitar a placa. Apresentei a outra atendente o formulário e as cópias. E recebi um protocolo para dia 19 (3 dias depois) para retirar o mesmo formulário com o acréscimo de apenas um CARIMBO E ASSINATURA DO RESPONSÁVEL DA UNIDADE. Fui instruído que voltaria no dia 19 para pegar o formulário carimbado e assinado para dar entrada na placa. Por curiosidade, voltei no balcão do departamento de placas, para saber o prazo para ter a placa pronta, após entregar o formulário. A atendente disse TRÊS DIAS (o que soma 6 dias de processo). Então, finalizei perguntando se, com o protocolo na mão de que estou no processo de solicitação de nova placa, se poderia ser multado. A atendente disse: “Depende do policial, se ele quiser agir de má fé, ele pode te multar (e apreender a moto, que vai para o pátio).” Eu jurava que a lei servia para que o cidadão não estivesse a mercê dessa tal “má fé” do policial.

Legal. Por isso que tanta gente não respeita a lei, anda com placa toda remendada e liga um grande foda-se para tudo que o Detran impõe. É MUITO mais fácil andar irregular até ser abordado por um policial em uma blitz, (o que pode demorar anos…) e ai então resolver de uma vez todas as irregularidades da moto/documentação, ou “quebrar” vistoria  com um pouco de dinheiro, do que ser um OTÁRIO como eu, que quer estar sempre dentro da lei, e por isso, só se fode com um atendimento ruim, com má vontade, como se eu estivesse pedindo esmola. Obrigado Detran de São Paulo pela agilidade e eficácia nos processos, obrigado políticos eleitos por estarem atentos a (falta de) qualidade desta nobre instituição… #sóquenão

25 Respostas para “Eu, a placa quebrada e o Detran

  1. É muito revoltante mesmo.. tudo errado.. acho absurdo não ter onde parar os veículos em volta do Detran, já que você é obrigado a ir com o veículo. E esse vai e vem, volta outro dia, a tal taxa que realmente o banco nunca sabe do que se trata.. e ainda ter que ouvir que “se o policial quiser agir de má fé”, como se fosse coisa normal.. Enfim.. lamentável ter que passar por isso tudo mas melhor fazer o que achamos certo e andar com a moto em dia. Coloca uns coxins nos parafusos da placa, pra tentar evitar nova quebra e mais dor de cabeça. Abraço e curta o restante das férias.

    • Esse é o meu objetivo Camila, fazer sempre o certo, que é o que encho o saco dos leitores do MotordoMundo sempre. Mas, haja paciência viu…

      Abraço!

  2. Pois é cara, a pessoa quer andar de acordo com a lei, mas eles dificultam! Aqui na Bahia, não é muito diferente também não… Quando eu tinha uma CB300, e minha placa quebrou, passei por uma burocracia desgraçada também pra colocar uma placa nova! Agora tô com uma Lander, e o arame partiu… Simplesmente consegui com terceiros, o arame, o selo, eu mesmo coloquei, e ponto final.

    • Como eu disse, é mais fácil fazer por meios errados o que deveria ser feito lá. Isso está errado, deveria ser o contrário. Para fazer o certo devia ser mais simples, prático e rápido, assim, ninguém ia “pagar por fora” para fazer o que precisa no seu veículo. Triste realidade.

  3. Pois é amigo, o processo já era bagunçado quando ficava na rua Abolição agora UFABC, compactaram e colocaram lá no terminal Pref Saladino, agora ficou bagunçado, apertado e desorganizado, ninguém sabe de nada. Já passei raiva quando levei um decalque de motor e chassis e ele ão aceitaram pois estava “ilegível”, tive de levar o carro naquelas firmas que fazem o laudo pericial e depois de quase 3 horas depois e R$40,00 mais pobre eu retorno na fila da inspeção, e o cara me diz: “Pra quê fez o laudo, se o decalque estava perfeitamente legível”….O cúmulo foi quando levei em 2008 uma carteira de motorista (daquelas antigas ainda sem a foto que valiam 21 anos), que estava expirando e ninguém soube como renovar a carta, até me disseram que não valia mais, pois não tinha foto. Uma outra atendente me disse que deveria ter tirado, uma outra com foto, 3 anos antes de expirar…eu acho, eu acho…mas ninguém informa corretamente…
    Welcome to the HELL…kkkk

  4. É cara… um belo dia nós acordamos e percebemos que o estado nada mais é do que uma máfia…

    Eles prestam um serviço que você não pediu, eles instituem o monopólio para que ninguém mais preste este mesmo serviço, e eles cobram o quanto querem, e você é obrigado a contratar esse serviço.

    Quando fui emplacar a Lead da Luana, foi bem parecido.

    Isso ai faz a gente refletir se há realmente a necessidade dos veículos terem placas emitidas pelo governo… Seria mais simples se o próprio fabricante do veículo emitisse a placa… Afinal o número da placa não muda nunca, não é mesmo?

    • Concordo. E ainda se toda essa burocracia resolvesse a questão de falsificações, clones, e motos roubadas “esquentadas” com novos documentos, ainda podia dar um ponto para eles, por todas as complicações no processo, mas não é nada disso a nossa realidade.

      Abraço!

    • Agora já era Pimentel, como já dei entrada no processo, já paguei, fiz vistoria, não tem o que fazer. Só esperar três dias por um carimbo e uma assinatura de alguém que supostamente deveria estar na unidade todos os dias, e esperar mais três dias (úteis, obviamente) pela nova placa.

      Espero que pelo menos desta vez fixem ela, pois na última, deixaram pendurada com arame…

      Abraço!

  5. Fico até sem saber o que dizer. Ainda não passei por isto, mas imagino teu desapontamento. Não sabemos se é incompetência ou má fé.

    • Eu penso que é comodismo (o que cai em má fé). Pois os funcionários são protegidos por serem funcionários públicos, e se preocupam apenam em fazer o mínimo possível, seguindo com rigor os procedimentos estipulados por outras pessoas, infelizmente para a população, que precisa do serviço e espera ser atendida no mínimo de forma decente.

      Publiquei essa experiência como forma de esclarecer o que pode encontrar, um motoqueiro que precise deste serviço.

      Abraço!

  6. Tenho uma Lander X e a primeira placa comigo durou só 4 meses, a troca foi tranquila aqui no detran de São Vicente/SP, encomendei a placa num dia e instalaram no outro, só precisei de uma cópia do doc da moto e da minha cnh. Depois disso fiquei mais esperto e sempre to reapertando e verificando a fixação da placa, pois o pessoal do detran sabem do problema crítico dessas motos e não dão tanta firmeza no aperto dos parafusos, fazendo com que se tenha que pagar por uma nova placa de tempos em tempos.

  7. Viajei com a minha motoca e a placa se partiu entre as letras e os parafusos, ficou só com o cabo de aço, só percebi quando um motorista avisou, então amarrei com o que tinha e fui parado na rodoviária levando uma canetada involuntariamente,, mas fazer o que como o lacre e cabo estavam intactos, prossegui viagem quando retornei emendei a placa,, é que a multa foi maior que uma nova placa entendem, final de ano coloquei uma nova e eliminou o pró,, sabe que motociclista é mal visto, e para evitar deixei tudo como manda a lei.

  8. Infelizmente, o problema é geral. Em todo o Brasil, vivemos uma “democracia” mentirosa. O povo é mantido na miséria para vender seus votos, somos obrigados a acatar os desmandos dos mafiosos do poder que usam a máquina pública para enriquecer, impondo cada vez mais taxas e impostos para arrancar descaradamente os últimos centavos que sobram no bolso do coitado do trabalhador! E toda a burocracia e demora é exatamente para que você pague a propina sem a qual esse estado empaca!!

  9. Mau preparo da atendente que orientou o motociclista acima a respeito da “má fé” do policial… Sou policial militar e cumpro a Lei vigente. Se o condutor transgride o Código de Trânsito ele será penalizado segundo os limites da legislação, do contrário, se veículo e documentação estiverem em ordem nós agradecemos a colaboração e até logo. Não existe essa de “má fé” é sim sim ou não não. Abraço.

    • Concordo contigo Eduardo. Certo é certo, errado é errado, não deveria existir algo além disso, mas foi o que eu ouvi no Ciretran de Santo André. Concordo também sobre o mau preparo, pois se a atendente fosse corretamente treinada, jamais falaria algo assim. Abraço e agradeço por expressar sua opinião.

  10. Quando eu fui Emplacar a minha moto, o cara não quis emplacar por causa do retrovisor, que não era original. Ele disse que era proibido e que se a Policia me parasse na rua eu teria minha moto apreendida. Tive que voltar dias depois com o Retrovisor original para poder emplacar.

    O Mais engraçado é que já fui paro umas 10 vezes pela policia e a unica coisa que sempre pedem é documento e habilitação. Nem olham para o retrovisor, ai eu te pergunto: Por que isso? Pra que Isso?

    Eu acho que as coisas feitas de acordo com a Lei deveriam ser as mais simples, pois se você é pego, não tem desculpa, você acaba perdendo o dia todo e não resolve nada.

    Fora que tudo não pode dentro do Detran, já na rua a própria policia nem se quer olha para algumas coisas, mas isso não quer dizer que eles sejam despreparados, mas é que tem coisa mais importante para eles olharem e / ou darem atenção. Que um mero retrovisor não faz diferencia se é original ou não.

    E fora que o material que são feitas as placas é ridiculamente ruim.

    Ai se você quiser uma placa melhor, você precisa pagar, UM ABSURDO.

    Se tem um material melhor, por que não dá esse, já que você esta pagando por isso.

    Infelizmente nossos governantes não estão nem ai com isso!

    Pois eu tenho certeza, que se algum deles precisar fazer esse tipo de serviço, será bem mais rápido e melhor atendido do que nós que meros mortais.

    A placa da minha XRE também quebrou, só que foi o código de barras (Perto dos parafusos) e acabei perdendo essa parte, preciso trocar ela para não ter dor de cabeça, mas vou pedir para um despachante amigo meu fazer.

    Pois passar por tudo isso de novo, não dá.

    • “Retrovisor original” para mim essa é nova, a menos que seu “novo” retrovisor seja aquele retrátil, se durante a fiscalização ele estiver recolhido você será autuado.

      • Eduardo, sem ler lei ou procedimento de inspeção, notei nas vistorias que passei, que eles reprovam motos por retrovisores paralelos, pela altura em relação a manopla. Se for muito baixo e/ou muito pequeno, como os esportivos que muita gente instala, acaba reprovado.

  11. Goberno Geraldo Alckmin – a segurança é uma porcaria, os serviços públicos são uma farsa … 20 anos no poder no estado de São Paulo. Agora, vão começar a desmantelar as escolas públicas. Bom proveito !

  12. Hoje fui sair com a minha moto, ouvi um barulho e vi que a placa cortou e se soltou na altura dos dois parafusos que a prendem, lendo esses comentários dá até desânimo, é muita dor de cabeça pra resolver algo que deveria ser simples, o material das placas também é bem vagabundo, deve ser proposital. O jeito é torcer pra resolver um problema que mesmo pagando é burocrático. Lá se vai meu escasso tempo, trabalhando, estudando, sem moto e agora enfrentar a incompetência e má vontade do Detran-SP.

  13. A minha tah rachada de fora a fora! e eh por essas e outras razoes q eu naum penso, naum quero e nem voo ir trocar a placa, pois na verdade isso deveria ser dado de graca, axo q jah eh de proposito, fazer um produto ruim pra vc sempre ter q estar dando dinheiro para os bonitos so remendarem a merda. juntando custo + gas + tempo = foda-se, sempre tem um caralhudo pra inventar uma moda e fuder com a populacao q depende dos seus veiculos para o trabalho/lazer.

    • Posso estar enganado, mas problema com placa irregular gera apreensão da moto. Verifique isso, pois pode sair bem mais caro a moto ir para o pátio do que fazer a placa nova.

  14. Eu tive minha moto apreendida à uma semana atrás por estar com a placa com um pequeno trincado onde vai o parafuso. …antes que a placa quebrasse coloquei uma chapa vendida em qualquer moto peças e que não cobre nada à visualizar a placa. ..
    Minha moto tem à placa final 4 no qual ainda não venceu o documento de 2015 e eu já estava com a documentação de 2016 habilitado desde 2007 sem ter levado uma multa se quer desde então. …olha que eu trabalho com a moto na rua…pois bem à polícia militar força tática. ..apreenderam minha moto por não ter achado nada de irregularidade após virar minha moto ao avesso até o quit de ferramentas olharam. …Então jogaram essa de placa violada e apreenderam à moto e o documento e quase apanhei por pedir o livro de auto de infração. ..galera placa violada é outra coisa não é um simples trincado que vai impossibilitar de levar uma multa ou identificar o veículo.

Deixe um comentário

