Cor da motocicleta:posso “customizar” a minha?

documento

Segundo o Conselho Nacional de trânsito, se a cor do veículo for alterada através de pintura ou adesivamento em área superior a 50% do veículo, é necessário registrar a mudança no documento do veículo. Para isso, é preciso ter autorização do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Rodar com veículo alterado sem a documentação necessária acarreta em multa de R$ 127,69 e cinco pontos na CNH.

Mas porque escrevi isso?Porque presenciei um caso na oficina de motos aqui do bairro que não acreditei. Chegou um cliente na oficina e foi falar com o dono,a moto era uma CG Titan 125cc 1998,na cor azul,porém a pintura estava bem danificada, queimada pela exposição ao sol (como a maioria das motos dessa época),com a cor mais escura que a original. Ele queria uma rabeta para sua moto, pois estava sem, e o dono da oficina disse para ele comprar na cor preta,pois se comprasse a cor original,azul no caso,ficaria “feia” a moto.Pela cara do senhor, que era o dono da moto, vi que ele não sabia nada sobre legislação, e que iria fazer o que o mecânico recomendou.

tomando multaNão tem jeito, vacilou com a moto, eles estão em cima para faturar mesmo…

Tomem cuidado com essas pequenas trocas, pois se você for abordado por policial em blitz de trânsito, e ele estiver afim de complicar seu dia, ele poderá te multar por “adulteração da cor” da motocicleta, por causa da rabeta,mas vale para o paralama dianteiro, também para quem coloca aquelas capas de proteção do tanque na cor preta, em motos de outra cor (eu já vi isso também…). Na minha primeira motocicleta,uma CG Titan 125 ano 97, coloquei adesivos cobrindo toda a cor da rabeta da moto, tinha acabado de pegar a moto e achei que ficaria legal na época, e quando passei na vistoria, fui reprovado por “adulteração da cor”por culpa dos adesivos. Tive que sair da fila da vistoria, tirar todos os adesivos “na unha” para poder passar novamente, para dessa vez, ser aprovado. Na hora, o inspetor me explicou isso que citei acima, da fiscalização e multa (Art. 230. Conduzir o veículo: VII– com a cor ou característica alterada)

fan 125 vermelhaMotocicleta Honda Fan 125 “vermelha”

Qual é minha opinião?Acho uma besteira, pois já foram lançados modelos como a Fan 125 da Honda, onde apenas o tanque era da cor do documento, e muitas motocicletas de grande cilindrada estão cada vez mais diversificadas, algumas com 3 cores diferentes no mesmo modelo, será que o documento delas vem “COR:vermelha/branca/preta”? Acho que deveria ser obrigatório apenas o tanque na cor do documento,pois é a maior area da moto,no caso das sem carenagem,lógico. Mas como sei que tem gente tomando multa por isso,resolvi publicar aqui minha opinião. Resumindo,fique esperto com o que ouve na oficina,pois nem tudo está correto,fique de olho aberto, ok? Se você tomar uma multa, você não acha que a oficina que falou para você mudar a cor “para não ficar feio” irá pagar, ou acredita?

Resumindo, mantenha sua motocicleta o mais próximo possível do original. Chega de tomar multa por bobagens!

Namastê

50 Respostas para “Cor da motocicleta:posso “customizar” a minha?

  1. Dê uma verificada no termo “COR PREDOMINANTE” que abrange geralmente a cor do tanque da moto sendo esta geralmente a maior area contínua pintada.

    • Boa tarde Marcos,

      Como eu disse no texto,também acho que só a cor do tanque deveria ser “obrigatório” manter original, mas tive esse problema que citei no texto durante a vistoria da minha motocicleta, e sabemos que quando o policial quer multar, qualquer brecha ele aproveita.E não acredito que você vai querer debater com o policial querendo explicar para ele que está errado,mesmo você estando,como eu disse,coberto de razão sobre a questão da cor predominante.

      Eu optei por deixar tudo em ordem,apenas as tampas da bateria que pintei de preto, pois já tive esse inconveniente durante a vistoria que me deixou bem bravo…por isso resolvi passar essa dica para os amigos.

      Abraço e agradeço pela sua participação!

    • ola! amigo, eu tou tunando minha moto uma cbx 250 (twister), coloquei um baco bi-partido, carenagem integral da cbr fireblade 2007 e agora pretendo colocar uma capa de tanque em fibra de vidro igual a da fireblade pra ficar com aspecto de moto esportiva, queria saber se vc pudesse esclarece se isso q tou fazendo eh proibido ou naum, ate pq tudas as peças estaum na mesma cor da moto! grato?

  2. Digamos que eu gostaria de adesivar apenas a parte central da carenagem do tanque de combustivel da minha moto ( uma ténéré 250), no caso a moto é preta, se eu fizer com o adesivo em “fibra de carbono” seria contraditório a lei?

    • Olá Jeferson,

      No seu caso não teria problema,pois a faixa é no meio do tanque, e de frente para o piloto.As autoridades alegam que mudanças de cor em partes visíveis para quem visualiza a moto passar é que não podem ser mudadas,no caso de um assalto realizado por alguém usando motocicleta, se o policial ve a moto em fuga, só verá a traseira,e se a cor estiver diferente do resto, vai complicar a ação dos policiais porque vão atrás de motos na cor da rabeta mudada que o primeiro policial viu…isso foi o que eu ouvi quando fui reprovado na vistoria da minha moto no Ciretran. No caso de uma Cg Titan, as tampas laterais de filtro de ar e bateria são onde pode ser mudar a cor sem ter problemas com a lei e no seu caso, essa faixa no centro do tanque pode ser mudada sem problemas, tanto que na Ténéré branca, o modelo 2011 tinha essa faixa na cor preta, e o modelo 2012 tem essa mesma cor branca com a faixa vermelha(aliás, mudança que não gostei!).

      Sem contar que no caso desse envelopamento na cor “fibra de carbono”, o resultado é praticamente preto, quem vê de longe esse acabamento diz que é preto, ainda mais em movimento no trânsito.Então pode fazer sossegado!

      Abraço

  3. e se a moto não tiver a rabeira de outra cor, mas sim sem ela logo é o que acontece muito, o dissionario diz que, AUTERAR SIGNIFICA (modifica, mudar) portanto não esta a moto sem a rabeira auterada…

    • Olá Evaldo, desculpe pela demora em responder. Aqui as coisas andam bem corridas…

      Como eu disse no texto. É melhor evitar. Apesar de alguns modelos saírem “mesclados” com mais de uma cor, como a extinta fan 125 da Honda, se o oficial que te abordar estiver usando o CTB a risca, tu pode se enroscar…

      Eu estou precisando arrumar tempo para ir no Detran e perguntar lá sobre isso, pois eu também tenho essa vontade de mudar um pouco, mas não estou nem um pouco afim de ser multado por isso. Em caso que pode existir a possibilidade de ser multado, eu estou evitando fazer…

      Abraço

  4. Tenho uma cb 300 preta, e tive um problema com um produto durante uma lavadinha no fds e acabei manchando o tanque… será que se eu adesivar a moto inteira com o fibra de carbono (tanque, paralama, laterais traseiras…) vou ser multado?

    • Olá Gustavo, não será multado porque a cor do envelopamento será muito muito próxima da cor original, então pode mandar bala, aliás, eu vi uma XTZ 250 X ( aquela motard ) envelopada exatamente como disse e ficou muito estilosa!

      Abraço

  5. só para esclarecer, nas carenadas não existe uma cor, tenho uma 600rr com preto, branco e vermelho, no item cor do documento está escrito “fantasia”, ou seja não ha uma cor defenida.

    • Obviamente que no caso dessas motos superesportivas, o que comentamos aqui não vale caro Carlos. Mas agradeço pelo comentário, pois mais alguém pode ter tido essa dúvida.

      Abraço!

  6. ola amigo meu caso e quase parecido, meu documento esta cor predominante verde, mas as carenagens rabeta e paralama dianteiro foram pintado de preto (a outra cor dela que tambem esta no documento, ) Agora e so a parte de sima do tanque que esta verde, isso pode da reprovação na vistoria para trasferencia ?

  7. e ai jhou blz, tenho uma twister 2007 prata, o escapamento é um protork v3, vou colocar um spoiler, um paralama traseiro e um eliminador de placa tudo na mesma cor, isso acarreta alguma multa ou algo assim?

  8. OLÁ PESSOAL eu tenho uma fan 150 e troquei a pintura das carenagens lateral e frente será que a fiscalização vão emplicar pela troca de cor sim era preta com grafith e eu deixei preta com dourado pra mim ficou legal… gostei bastante do resultado . LEONARDO B S

  9. eu gostaria de tirar uma duvida:
    pintei o motor da moto de preto fosco, ela é preta; tem problema?

  10. Levei uma notificação porque tava cor a cor da capa diferente da moto , minha moto e vermelha e a capa tinha três cor vermelha , branca e preto . Infração 6610-1 .
    To com a carteira provisori , só falta um mês para pega a definitiva .
    Vou perder a ppd ?
    Posso recorrer quanto ?
    Olhei no site do detran ainda não caiu a multa .

  11. Galera as xtz250lander cmo a minha q r laranja as carenagens no doc dis w a cor.predominante e laranja cmi rds sabem tds elas o tanqe e plotado de preto… e acho w deveria ser a cor do tanqe a predominante ne..

  12. Tem algo errado, meu irmão tem uma Bros 150 2014/2014 e a cor do tanque é preto, porém as asas e o paralama dianteiro é vermelho, a lateral e a mascara do foral é branca, no documento ta vermelha, vou tirar uma para mim agora 160cc 2015 preta, mas pretendo pintar somente o tanque, a cor predominante continuará preta?

  13. Opa boa tarde, tenho uma Tornado vermelha que uso dia a dia, e queria comprar um kit de adesivos estilo “trilha” para por nela, a cor predominante dele é vermelho, será que terei problemas com adulteração de cor!?

  14. Opa,.tenho uma motinha 50cc, aqui no meu estado elas não precisam de placas, queria saber se eu tirar a rabeta dela onde põe a placa…se remove-la pode ser passivel de multa ou retenção do veiculo ??

  15. tenho uma nx 200 modelo 1999 e queria colocar nela algumas pecas de uma xr 200 modelo 2002, a algum problema nisso eu teria de alterar algo em meu documento?

  16. opa…tenho uma popzinha queria saber se e proibido por vernz vitral amarelo no farol….pelas leis amarelo pode ne ? O.o

    • Isso irá descaracterizar a moto, afinal as carenagens do tanque são enormes, em comparação ao tamanho do tanque. Nossa sugestão é não fazer isso.

  17. to querendo pegar uma moto q foi toda pintada de preto fosco, mas ela ja era preta, terei problemas na hora da transferencia?

  18. olá; tenho uma Bis 2010, e quero pintar as tampas laterais menores de amarelo, a cor da moto é preta, teria eu problemas com os canas?sendo que todo o resto da motoneta manteria a cor predominante, sim ou melhor não?

    • Cara, como eu disse, se o cara quiser ser chato, vai te dar dor de cabeça. Tecnicamente mantendo a cor do tanque com a que está no documento, seria ok. Mas, no meu caso, não foi…

  19. Tenho uma tornado q é vermelha pintei a rabeta e as lateral de preto acha q terei problema se eu for parado em alguma blitz? Tem uns modelo de tornado que são vermelha mais com rabeta e paralama dianteiro em preto e tem umas q é vermelha com rabeta e carenagem do farol em branco, vendo isso acha q eu terei problema em personalizar a minha assim? Com rabeta e laterais preto?

  20. bom pessoal , pra quem quer personalizar a pintura da sua moto, mude a cor do documento para “fantasia” assim vc pode pintar a moto com varias cores, varios grafismo, do jeito que vc quizer,.lembrando, depois de alterar a cor no doc para “fantasia” a mesma nao poderá ser por ex vermelha como antigamente, espero ter ajudado.

  21. A resolução 292 estabelece que será atribuída a cor FANTASIA quando for impossível distinguir uma cor predominante do veículo, sendo assim, não constará no documento qualquer menção da cor do veículo, então você pode sim mudar as caracteristicas do veiculo desde que que ainda se enquadre como cor fantasia.

  22. Boa tarde, pessoal eu tenho uma dúvida, eu tenho uma moto preta e quero adesivar ela inteira de preto fosco, eu tenho que mudar o documento?

Deixe um comentário

