Cuidado com o seu bagageiro

Olá a todos, vou deixar uma dica para o pessoal que tem bauleto na moto. O bauleto, acessório para a motoca extremamente útil em minha opinião, pois deixo nele a capa de chuva completa, então só chego em casa encharcado se eu quiser(meus documentos e meu telefone agradecem…),também uso para deixar a mochila quando vou ao trabalho,assim fico mais “livre” para pilotar a motocicleta.

Eu tenho nas 2 motos e na 125cc já tive que trocar um suporte da moto onde é fixado o suporte do bauleto,chamado de bagageiro,pois o mesmo tinha quebrado,creio eu pelo peso do bauleto(capa de chuva completa+mochila com material da escola).Na ocasião além do suporte,tive a carenagem da rabeta quebrada.

Sempre ouvi essas estórias de bauleto caindo no meio do trânsito e todas as coisas que estavam dentro se espalharem pela rua,mas eu duvidava,achava que era mentira, porém, com o ocorrido na minha moto, mudei de opinião!

bagageiros

Atualmente, no mercado existem muitas opções de fabricantes de bagageiro para motocicleta.

Como minha 150cc está “de folga” essa semana, pois a pinça do freio a disco praticamente não funciona mais (motivo é a falta de manutenção preventiva, e talvez o fim da vida útil dela, pois a moto está com 99500 km…) precisei pegar a 125cc para rodar, e hoje à tarde verifiquei que o suporte estava completamente danificado (!!!!),o que me deixou muito preocupado,pois imaginei se andando no corredor tranquilamente esse bauleto cair inteiro com o suporte e causar um acidente envolvendo outras motos e até carros….ai complica né?!?Enfim, assim que cheguei em casa tirei o bagageiro da moto para evitar problemas.Problema resolvido.

Detalhe, a quase um mês,a Titan 125 de um amigo do trabalho também quebrou o bagageiro,na verdade o suporte onde é fixado o bagageiro,só que ele não viu antes e saiu no prejuízo de ter quebrado além do bagageiro e a carenagem da traseira da moto,o bagageiro caiu da moto dele enquanto estava andando…muito perigoso.

—————————————————————————————————————————————————

DICA!
Se você tem uma Cg Titan 125 e quebrou o suporte onde é fixado o bagageiro,compre a peça para repor ORIGINAL Honda,pois o meu que quebrou era paralelo,e de um conhecido também era,então não repita o erro,caso aconteça com você.

—————————————————————————————————————————————————

DSC09501 DSC09500

Detalhes do tubo do bagageiro “abrindo” literalmente.

Tentando entender o que aconteceu, as causas do problema são provavelmente colocar no bauleto peso superior ao limite do bagageiro (cada marca informa qual é a capacidade máxima, mas como saber se excedeu o peso recomendado…), o que deve “forçar” mecanicamente o bagageiro até literalmente quebrar, porém, pode ser apenas que o bagageiro é de qualidade questionável, em 2008 quando o comprei, não tinha me preocupado com qualidade, e sim com preço,(não repita meu erro!) pois o que carrego nessa motocicleta, carrego na minha 150cc, que está com o bagageiro de estrutura similar por enquanto perfeito.

 DSC095092 DSC09508

Detalhe da parte onde “sumiu” um pedaço do bagageiro.

Se tiver bagageiro instalado na sua moto, sugiro que verifique se ele está inteiro, se não estiver troque antes que ele caia quando estiver no trânsito, o que com certeza vai fazer com que gaste mais dinheiro. Para verificar se está com problemas é bem simples, é só tentar mover o bauleto,quando fixo no bagageiro,se ele mexer está ruim, se não mexer, pode rodar tranqüilo, por enquanto. Sugiro que verifique periodicamente, e reaperte os parafusos, caso seja necessário.

Lembrando que algumas motocicletas vêm com bagageiro original de fábrica, então se estiver pensando em trocar de moto ou comprar a primeira, lembre se quando estiver escolhendo o modelo da sua próxima moto, de ver se tem bagageiro original de fábrica, pois ele é muito útil, mas lembre se de tentar respeitar o limite de peso a ser carregado pelo bagageiro, no manual da motocicleta tem essa informação.

A XRE 300 é uma das motocicletas que vem com bagageiro original de fábrica.

Shalom

Uma resposta para “Cuidado com o seu bagageiro

  1. Tive uma Suzuki GS 500 e instalei um bagageiro Roncar desse tipo comum, q só prende nos parafusos de fixação da alça. O peso máximo recomendado era muito pouco, acho q 3 ou 4kg e numa viagem coloquei + ou – o dobro de peso. Resultado: uma fissura no QUADRO DA MOTO. Tive q mandar soldar. O bom mesmo é usar bagageiro tipo mono-rack, mas não sei se existe pra motos menores.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s